Já fez LIKE no TVI Notícias?

70% dos residentes de Sintra em risco de ficarem sem água

Relacionados

SMAS preparam-se para adquirir à EPAL conduta com uma extensão de 8 quilómetros e meio

A degradação prematura da principal conduta de água que abastece o concelho de Sintra pode interromper, a qualquer momento, o abastecimento a 70% dos munícipes, segundo o presidente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS).

Baptista Alves adiantou à «Lusa» que a conduta de água de mil milímetros que liga Carenque às Mercês, e que abastece 70 por cento do concelho de Sintra há vinte anos, «apresenta patologias de degradação prematura», que pode provocar o rebentamento das condutas e consequente quebra de abastecimento do concelho.

PUB

«Nós já estamos com receio de ter a qualquer momento uma situação insolúvel e não estamos a falar duma situação em que podemos meter uma data de autotanques a abastecer um concelho de 420 mil pessoas», disse o presidente dos SMAS.

«Pode acontecer de um momento para o outro (rebentar a conduta). Deparámo-nos com isto agora, abrimos as valas para ir reparar a conduta e verificámos que estavam todas descascadas», disse.

Para solucionar esta situação, os SMAS e a câmara de Sintra, preparam-se, segundo Baptista Alves, para adquirir à EPAL a conduta e o terreno envolvente, com uma extensão de oito quilómetros e meio, por um preço de quatro milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas