Já fez LIKE no TVI Notícias?

UGT espera que inflação baixe para 2,6%

Relacionados

A UGT espera que a descida da inflação seja para continuar até ao final do ano, baixando para os 2,6% previstos pelo Governo.

«Será que esta descida da inflação é para continuar até ao fim do ano, baixando dos actuais 2,7% para os 2,6% previstos pelo Governo em Maio de 2006? Esperemos que sim», diz a central sindical.

A inflação, em Agosto, teve uma evolução favorável sob o ponto de vista da variação mensal (menos 0,2% contra os 0,1% em Agosto de 2005), o que permitiu inverter o ritmo de crescimento da inflação anual que se verificava continuamente desde Julho de 2005.

PUB

Com efeito, a inflação anual cresceu de 2,1% em Julho de 2005 para 2,3% em Dezembro, atingindo o máximo de 2,8% em Julho de 2006. Em Agosto, regista um valor de 2,7%.

De registar também que a inflação homóloga desceu para 2%, claramente abaixo da inflação anual, «o que é positivo», segundo a análise da UGT.

De notar, no entanto, que o consumo privado tem registado recentemente alguma desaceleração, fruto dos baixos aumentos salariais e de pensões dos últimos anos, mas também dos baixos níveis de confiança dos consumidores e famílias portugueses face ao futuro, situação que terá igualmente contribuído para aquela evolução da inflação.

Por outro lado, a evolução da inflação nos próximos meses continuará bastante condicionada pelo comportamento imprevisível do preço do petróleo.

PUB

Relacionados

Últimas