Já fez LIKE no TVI Notícias?

Descida dos juros insuficiente para aliviar famílias

Relacionados

Tendência é para aumentar o número de famílias incapazes de cumprir os seus pagamentos. E o leitor? Tem dificuldades com os empréstimos?

A descida dos juros por parte do Banco Central Europeu (BCE) é sempre bem-vinda para milhares de portugueses que vivem diariamente com a «corda na garganta». No entanto, a tendência é para aumentar o número de famílias incapazes de cumprir os seus pagamentos.

Segundo garantiu a Associação Portuguesa de Empresas de Recuperação de Créditos (APERC) à Agência Financeira, «as famílias deveriam aproveitar esta folga (de baixa de inflação e de juros) para poupar, em vez de gastar. Só que na prática nem sempre isso acontece. Muitos continuam a endividarem-se».

PUB

E o leitor? Tem dificuldades com os empréstimos? Deixe o seu COMENTÁRIO no espaço do leitor, no fim desta peça.

Por isso, refere o director-executivo António Gaspar, «temo que as famílias agravem ainda mais as suas situações, até porque ninguém tem dúvidas que vêm aí tempos difíceis», acrescentou o também professor universitário.

«Os portugueses devem reagir de forma racional para que possam ter uma vida melhor. Por isso, devem evitar endividamentos».

Conselhos em tempos difíceis

António Gaspar deixou ainda alguns conselhos essenciais em tempos de crise. «Os portugueses que já estão endividados não se devem endividar ainda mais. Penso que é essencial que as pessoas façam contas no seu dia-a-dia. Além disso, considero muito importante que se deixe sempre uma «almofada» suficiente para absorver alguma situação inesperada».

O responsável lembrou ainda que 95% das situações de incumprimento decorrem do facto dos portugueses não fazerem qualquer tipo de contas.

Juros voltam a baixar e já estão nos 2 por cento

PUB

Relacionados

Últimas