Já fez LIKE no TVI Notícias?

Almunia diz que Portugal e Grécia partilham problemas

Relacionados

«Necessidades de financiamento externo são grandes», diz comissário europeu

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, Joaquin Almunia, disse esta quarta-feira que as necessidades de financiamento externo da Grécia e de Portugal são «muito elevadas».

Veja aqui a peça (vídeo)

PUB

Portugal, Espanha e Grécia partilham alguns problemas como a perda de competitividade, alertou o responsável, adiantando que as «necessidades de financiamento externo são grandes» e superiores ao resto da União Europeia.

«Não entendo esta suspeita sobre o meu país»

Moody`s: precisamos plano credível para reduzir défice

Ao falar de Portugal, o comissário refere «a necessidade de corrigir os desequilíbrios orçamentais vai ter de ser reforçada para Portugal por causa do défice de 2009 e também de 2010 que foram ligeiramente acima do esperado».

Almunia descarta que Grécia precise ajuda do FMI

Almunia descartou ainda que a situação das finanças públicas da Grécia necessitem a ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI), escreve a agência Efecom.

PUB

O responsável, que falava em Bruxelas, aprovou ainda o programa de estabilidade grego, que prevê reduzir o défice orçamental de 12,7% em 2009 para menos de 3% em 2012. Almunia diz que se trata de um plano «ambicioso» e de «difícil execução», mas, ainda assim, «atíngivel».

O responsável disse, numa conferência de imprensa, que está «plenamente convencido» de que a Europa tem por si só os instrumentos para solucionar o problema.

«Estou completamente convencido que a União Europeia e a união económica e monetária têm os instrumentos suficientes para fazer face a este desafio e solucionar este problema», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas