Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banco de Portugal espera aumento de 0,7% no emprego este ano

Relacionados

Nova subida de 0,4% no ano que vem

O Banco de Portugal prevê um crescimento de 0,7 por cento no emprego para este ano e de 0,4% para 2009.

Taxas que o governador da instituição, Vitor Constâncio, considerou «significativas», numa comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, onde está a ser ouvido.

PUB

A verificarem-se as previsões do banco central, o governador considera que «a taxa de desemprego desceria ligeiramente».

Recorde-se que, depois de a taxa se ter situado nos 8% em 2007, acabou por ficar nos 7,6% no primeiro trimestre deste ano, precisamente a taxa que o Governo espera para o conjunto de 2008.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concorda com a previsão do Executivo para 2008, depois de ter revisto a sua estimativa em alta cinco décimas. O valor fica acima dos 7,3% apontados para a Zona Euro. Para 2009, a entidade internacional espera que a taxa de desemprego em Portugal recue duas décimas para 7,4%.

Menos optimista tem sido Bruxelas, que espera uma taxa de 7,9%, tanto para este ano como para o próximo. Em ambos os casos, uma taxa superior à média prevista para a Zona Euro (7,2% este ano e 7,3% no ano que vem) e para a União Europeia (6,8% em 2008 e 2009).

PUB

Relacionados

Últimas