Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jerónimo Martins adquire cadeia Plus em Portugal e na Polónia

Relacionados

Compra será financiada através do recurso a dívida bancária

A Jerónimo Martins (JM) adquiriu os supermercados da Plus em Portugal e na Polónia por cerca de 320 milhões de euros.

Segundo o comunicado da empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a JM «chegou a acordo com a Tengelmann Warenhandelsgesellschaft KG com vista a adquirir, através das suas subsidiárias Pingo Doce, Distribuição Alimentar e Jerónimo Martins Dystrybucja, as sociedades Plus Discount Supermercados, em Portugal e Plus Discount, na Polónia».

PUB

A JM refere que a aquisição das operações da Plus em Portugal e na Polónia, no montante aproximado de 320 milhões de euros, «será financiada através do recurso a dívida bancária».

Para a empresa esta operação representa «um passo importante na estratégia de crescimento de Jerónimo Martins e visa fortalecer a sua presença nos supermercados em Portugal e reforçar a sua posição de liderança no mercado de «discount» polaco».

Através da integração das lojas Plus, o Pingo Doce e a Biedronka, a JM espera favorecer do efeito de escala e trazer, no período de três anos, as lojas adquiridas para os níveis de desempenho operacional das cadeias do grupo

A Jerónimo Martins acrescenta ainda que foi assessorada pelo UBS Investment Bank, sendo que a transacção está sujeita, entre outras condições, à aprovação das autoridades competentes em Portugal e na Polónia.

Assim que se obtenha a referida aprovação, Jerónimo Martins procederá à revisão do seu plano de expansão e do portefólio de lojas nos dois países, com o objectivo de maximizar a eficiência operacional.

Recorde-se que em Portugal, a Plus opera 75 lojas com um total de 61 mil metros quadrados de área de venda, tendo reportado no último ano fiscal, findo a 30 de Abril de 2007, vendas líquidas de 149 milhões de euros.

Já na Polónia, a Plus opera 210 lojas com um total de 150 mil metros quadrados de área de venda, tendo anunciado no último ano fiscal, terminado a 30 de Abril de 2007, vendas líquidas de 344 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas