Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crise global obriga Estado a endividar-se mais 30%

Relacionados

PS autoriza mais 2,7 mil milhões de dívida

O Partido Socialista (PS), que suporta o Governo, aumentou de forma significativa o limite até ao qual o Estado pode endividar-se no próximo ano, diz o «Diário de Notícias».

A razão é simples: desde o momento em que a proposta de Orçamento de Estado para 2009 foi apresentada (15 de Outubro) e a data-limite para apresentação das propostas de alteração ao diploma, o Banco Português de Negócios (BPN) foi nacionalizado e a crise financeira assumiu definitivamente contornos de recessão económica, alastrando a muitos outros sectores, entre os quais se destacam o automóvel.

PUB

Entre as 87 propostas do PS, duas autorizam o Governo a emitir dívida adicional, num montante total de quase 2,7 mil milhões de euros, mais 30,2% do que o previsto há pouco mais de um mês. A mais importante consta do artigo 121º onde o valor do endividamento líquido global destinado a «fazer face às necessidades de financiamento decorrentes da execução do Orçamento do Estado» aumenta, face à proposta inicial do Governo, em quase 963 milhões para 7342,2 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas