Já fez LIKE no TVI Notícias?

Violência no lar afecta o trabalho

Estas agressões custam um milhão por dia. Por cada cinco dias de baixa, um resulta dos abusos domésticos. «Mulheres vítimas de violência correm três a oito vezes mais risco de perderem o emprego»

Em Portugal estima-se que a violência doméstica seja responsável, anualmente, por custos sociais de 360 milhões de euros. A notícia é adiantada pelo Correio da Manhã.

Segundo o jornal diário, cerca de 800 mil pessoas sofrem agressões todos os anos em Portugal, e 85 por cento são mulheres.

PUB

Um trabalho da Comissão para a Igualdade e para os Direitos da Mulher (CIDM) revela que por cada cinco dias de baixa, um resulta da violência doméstica.

«As mulheres vítimas de violência correm três a oito vezes mais risco de perderem o emprego, de não arranjarem trabalho ou de terem depressões», diz Elza Pais, presidente da CIDM, que defende a implementação de programas de tratamento aos agressores, «que não devem deixar de ser condenados». A revisão do Código de Processo Penal prevê a aplicação de prisão preventiva para os casos de violência doméstica.

Homicídios passionais

O grau da violência doméstica começa nos insultos verbais e pode chegar ao homicídio. Doze mulheres foram assassinadas em Portugal pelos companheiros nos primeiros cinco meses do ano, elevando para 45 o número de vítimas mortais da violência doméstica em menos de ano e meio, indicou recentemente fonte da Polícia Judiciária à Agência Lusa.

De acordo com os registos da PJ, nos primeiros cinco meses de 2006 doze mulheres foram mortas alegadamente pelos companheiros, enquanto outras nove eram alvo de tentativas de assassinato.

PUB

Em 2005, além de 33 mortes, a PJ registou 27 tentativas de assassinato.

Os assassinos usaram, na maioria dos casos registados pela PJ, armas brancas e de fogo.

A violência doméstica contra as mulheres em Portugal está a preocupar a Amnistia Internacional (AI), que em Maio apresentou um relatório referente a 2005.

Mais prevenção

Segundo adianta o Correio da Manhã, a presidente da CIDM frisa a importância de haver mais prevenção no combate à violência doméstica. A partir de Setembro, as comunidades imigrantes vão receber informação sobre maus tratos e algumas escolas vão receber um vídeo para ajudar os professores a abordar o assunto nas salas de aula.

Custo da violência doméstica nos EUA

Nos EUA, revela ainda o Correio da Manhã, as mulheres que foram vítimas de violência praticada pelos parceiros no último ano perderam, em média, 249 horas de trabalho devido a dificuldades de concentração ou de realização do trabalho, mais 40 por cento que as que não foram vítimas.

O estudo realizado pela Universidade do Arkansas informa que a violência doméstica custa às empresas 1,4 mil milhões de euros/ano.

PUB

Últimas