Já fez LIKE no TVI Notícias?

EMEL vai lançar novo concurso para rede partilhada de bicicletas

Concurso vai ser lançado nas próximas semanas, depois de ter excluido as candidaturas apresentadas no concurso

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) informou esta quarta-feira que vai lançar “nas próximas semanas” um novo concurso para criação de uma rede de bicicletas partilhadas na cidade, após a exclusão das candidaturas apresentadas.

“É objetivo da EMEL lançar novo concurso nas próximas semanas, não estando previstas alterações ao modelo do concurso inicialmente definido”, afirmou a empresa, numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

PUB

De acordo com a mesma entidade, “os motivos de exclusão das diferentes propostas apresentadas são formais, nomeadamente por incluírem documentos em língua estrangeira, e não têm qualquer relação com a qualidade das propostas”.

Em outubro passado, a EMEL lançou um concurso público para “aquisição, implementação e operação do Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas na cidade de Lisboa”, com um valor base de 28.904.000 euros e um prazo contratual de 108 meses (nove anos).

Na altura, a empresa explicou à Lusa que o concurso visava “identificar e contratar a empresa que vai fornecer e instalar toda a parte física do sistema, nomeadamente as 1.400 bicicletas e as 140 estações [postos de recolha] que estarão espalhadas em zonas estratégicas ao longo da cidade de Lisboa”.

Dos critérios de adjudicação - previstos no concurso inicial e que se manterão - fazem parte a “proposta economicamente mais vantajosa” (que vale 50% no coeficiente de ponderação), a experiência de utilização da bicicleta (30%), as componentes funcionais (10%) e a imagem (10%).

PUB

O jornal Público avançou, na sua edição de hoje, que os 11 concorrentes para explorar o sistema de bicicletas de uso partilhado em Lisboa foram excluídos.

Segundo o jornal, que teve acesso a um relatório preliminar do júri do concurso, foram 13 as entidades que manifestaram interesse, mas duas não chegaram a apresentar propostas.

Apesar desta situação, segundo a resposta enviada à Lusa, a EMEL acredita “ser possível a realização de um teste piloto no final deste ano”, isto “se não existirem novos impedimentos”.

Para a empresa municipal, “o elevado interesse que este modelo suscitou, demonstrado pelo número alargado de candidatos a concurso, prova que o modelo é adequado” e traduz-se em “concorrência e contratação nas melhores condições para a EMEL e para a Câmara”.

“Acreditamos que este é o melhor modelo […], pois permite à cidade adaptar o tarifário e as regras de utilização do ‘bike sharing’ ao longo do tempo e utilizar este sistema como uma ferramenta de gestão da mobilidade”, defendeu, acrescentando que tal modelo “transmite conhecimento e competência à EMEL sobre esta área de negócio” e prepara-a “para o futuro”.

PUB

Em dezembro passado, o vereador do CDS-PP no município lisboeta, João Gonçalves Pereira, apontou várias críticas ao modelo, considerando que todos os riscos irão recair sobre o município.

Hoje, o autarca reiterou a apreciação, referindo que a falta de informação sobre o projeto o leva a crer que “não existe um ‘business plan’ [modelo de negócio]”.

“Não estamos a falar de tostões, estamos a falar de milhões”, vincou.

PUB

Últimas