Já fez LIKE no TVI Notícias?

Auditorias aos vistos gold são obrigatórias, mas há cinco anos que não há nenhuma

Lei exige, mas IGAI confirma que último relatório foi fechado em 2014. Esse documento alertava que controlo interno na atribuição dos chamados vistos gold era, à data, "muito incipiente e fraco", "frágil", chegando até a ser até "ineficaz"

A lei obriga a que sejam feitas, todos os anos, auditorias à atribuição dos vistos gold, mas há cinco anos que não é conhecida nenhuma. A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) confirmou à TSF que o último relatório foi fechado em 2014.

Ora, nesse documento, datado de dezembro de 2014, apontava-se na altura para uma série de problemas: o controlo interno da atribuição destas autorizações de residência a estrangeiros com muito capital para investir era, na "verdade", "muito incipiente e fraco", "frágil", "havendo inclusive áreas em que é ineficaz".

PUB

A auditoria referia também que, embora havendo "normas internas", estas têm "caráter avulso, disperso e pouco claro".

Um exemplo: "como o próprio nome indica oGrupo de Acompanhamento devia limitar-se a acompanhar" a aplicação das normas definidas pelo Governo, mas "no lugar de acompanhar, arrogou-se competência para interferir no procedimento, determinando o que devia ser feito, como devia ser feito e em que condições devia ser feito".

Ou seja,este grupo assumiu "ilegitimamente o papel de intérprete preferencial" da lei. Pior: a interpretação "sobre o que era, ou não, admissível, sobre o que era, ou não exigível, sobre como fazer e proceder, foi-se alterando ao longo do tempo". A auditoria citada pela TSF sublinha a "falta de clareza dos fundamentos regulamentares".

A Comissão Europeia estranha a falta de auditorias em Portugal, tendo já em janeiro advertido que é preciso fazer "pelo menos uma vez por ano", até porque é isso que a lei determina. E esse documento deve ser remetido ao Parlamento.

PUB

Recorde-se que os vistos gold são atribuídos a estrangeiros que vêm investir (muito) dinheiro em Portugal, sobretudo em imobiliário.

Veja também:

PUB

Últimas