Já fez LIKE no TVI Notícias?

Défice das administrações públicas agrava-se para 9,5%

Relacionados

Compra de submarino contribuiu para aumentar as necessidades de financiamento do Estado

O défice das administrações públicas agravou-se para 9,5% no final do primeiro semestre. De acordo com dados publicados esta terça-feira pelo INE, as necessidades de financiamento aumentaram para 9,2% do PIB, em Junho, pressionado sobretudo pelo aumento do défice das administrações públicas que está já nos 9,5%, contra os 8,9% do primeiro trimestre.

De acordo com o INE, nas Contas Nacionais por Sector institucional, o aumento da necessidade de financiamento do sector das administrações públicas «foi determinante» para o agravamento das necessidades de financiamento da economia, já que os restantes sectores, no seu conjunto, contribuíram com uma variação positiva de 0,1 pontos percentuais.

PUB

Portugal mantém meta do défice nos 7,3%

«A necessidade de financiamento externo da economia atingiu os 9,2 por cento do Produto Interno Bruto, mais 0,5 pontos percentuais que o verificado no trimestre anterior», o que, segundo o INE, «reflecte o agravamento do saldo das administrações públicas».

Os dados mostram ainda que o agravamento no défice das administrações públicas registou um aumento de 0,6 pontos percentuais (face ao trimestre anterior), atingindo assim os 9,5% do PIB no segundo trimestre deste ano, o que resulta de uma redução da poupança bruta corrente, «associada a um nível superior das despesas com as prestações sociais» e ao «valor anormalmente elevado de despesa com militar». Esta última razão apontada pelo INE refere-se à compra de submarinos.

PUB

Relacionados

Últimas