Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal leiloa hoje mil milhões em Bilhetes de Tesouro

Relacionados

Prazos são de três e nove meses e operação vai ser conduzida pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público

O Estado português vai fazer esta quarta-feira dois leilões de 500 milhões de euros cada um em Bilhetes de Tesouro com prazos de três e nove meses, numa operação conduzida pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).

«A julgar pelas taxas atuais que o mercado está a exigir como rendibilidade para o prazo equivalente, a 6 meses as taxas ( yield) estão entre os 0,843 por cento e os 0,706 por cento, acima da emissão BT 23 JUL 2010 que registou 0,59 por cento e da emissão BT 17 SEP 2010 que registou 0,739 por cento», adiantou à agência Lusa Bruno Costa, operador da Go Bulling, corretora do Banco Carregosa.

PUB

O especialista acrescentou que «a julgar pelas taxas atuais que o mercado está a exigir como rendibilidade para o prazo equivalente, a 1 ano as taxas ( yield) estão entre os 1,29 por cento e os 1,15 por cento, o que pode ficar dentro dos valores já registados este ano quando foram registados os máximos do ano nas taxas de rendibilidade exigidas pelo mercado de dívida».

No total, estão planeadas entre oito a 12 linhas de Bilhetes do Tesouro para 2010.

«Segundo o IGCP, o Programa de Financiamento para 2010 contempla necessidades de financiamento do Estado que leve à emissão de instrumentos de divida de médio e longo prazo bem como financiamento líquido de curto prazo, num total de 24 a 25 mil milhões de euros. Dos quais, 20 a 22 mil milhões de euros são através de emissões de Obrigações (dívida de médio e longo prazo)», destacou Bruno Costa à Lusa.

O Estado Português já pediu ao mercado em 2010, 4,5 mil milhões de euros (em 5 leilões).

PUB

Relacionados

Últimas