Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha formaliza hoje pedido de apoio à banca

Relacionados

Madrid vai manter negociações com Bruxelas para definir condições

O Governo espanhol apresenta esta segunda-feira formalmente o pedido de apoio europeu à banca espanhola, até um máximo de 100 mil milhões de euros, numa semana em que deverá explicar aos espanhóis as condições desse apoio.

Ao longo dos últimos dias a imprensa espanhola tem avançado notícias sobre os esforços do Governo de Mariano Rajoy para conseguir as melhores condições para o empréstimo que, segundo Madrid e Bruxelas, apenas terá condições para o setor bancário.

PUB

Depois da apresentação formal do pedido - que será feito por carta a enviar hoje, segundo confirmou no final da semana passada o ministro da Economia, Luis de Guindos ¿ Espanha manterá negociações com Bruxelas para definir as condições, escreve a Lusa.

O objetivo tanto nas condições como no contexto do resgate em si é evitar que o empréstimo à banca afete o mercado de dívida soberana o que pode por em risco os esforços do governo espanhol de continuar o seu programa de austeridade e reformas.

No entanto, a margem de negociação em cima da mesa não é muito ampla, tendo em conta que a linha de financiamento que será colocada à disposição da banca espanhola, até 100 mil milhões de euros, será distribuída pelo Estado através do Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária.

Os detalhes das condições do empréstimo ficarão estabelecidos num memorando de entendimento que se espera que esteja pronto na próxima reunião do Eurogrupo de 9 de julho.

Espanha anunciou que os seus bancos precisam de uma recapitalização até 62 mil milhões de euros, um valor muito inferior ao máximo que Bruxelas se mostrou disposta a avançar (100 mil milhões de euros).

A ajuda será avançada pelo Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e depois pelo Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE), que deverá entrar em vigor a 1 de julho.

PUB

Relacionados

Últimas