Já fez LIKE no TVI Notícias?

Confiança de investidores alemães cai mais que o esperado

Relacionados

Preocupação com abrandamento da retoma mundial penaliza sentimento

O indicador Zew, que mede o sentimento dos investidores alemães, caiu para 14 pontos em Agosto, revelando as preocupações quanto à recuperação da maior economia europeia, anunciou o Centro de Pesquisa Económica Europeia (ZEW), de Mannheim, citado pela Lusa.

Esta queda superou mesmo as expectativas dos especialistas que previam que o índice se fixaria em 20 valores.

PUB

Em Julho, este índice fixou-se em 21,2 pontos mas o nível médio histórico do índice Zew é de 27,4 pontos, e Agosto está assim abaixo desta marca, depois de já ter havido um enfraquecimento das expectativas no mês anterior.

O índice de conjuntura do ZEW é considerado um dos mais importantes barómetros da economia alemã, e surge após um inquérito mensal a cerca de 300 analistas de mercado e investidores institucionais.

«A queda indica que é pouco provável que se mantenha o grande crescimento observado no segundo trimestre», disse o Instituto Zew, no comunicado em que divulgou os dados relativos a Agosto.

Na última semana, foi divulgado que o Produto Interno Bruto (PIB) alemão cresceu 2,2% no segundo trimestre, face ao período anterior, o ritmo mais rápido desde a reunificação da Alemanha.

Apesar destes valores, os investidores receiam um abrandamento da recuperação económica, tendo em conta os recentes sinais vindos dos Estados Unidos e da China. A Reserva Federal norte-americana alertou a semana passada que a recuperação nos Estados Unidos seria mais modesta do que o esperado.

«Dado que o crescimento económico mundial está a perder impulso, os especialistas do mercado financeiro começam a sentir-se desconfortáveis», disse o presidente do Zew, Wolfgang Franz.

PUB

Relacionados

Últimas