Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia: Merkel garante maior parte da ajuda, mas deixa aviso

Relacionados

Chanceler alemã quer impor medidas adicionais de austeridade para evitar crises futuras

No entanto, este empréstimo não surge sem um aviso claro do governo de ngela Merkel: com a ajuda da comunidade internacional poderá vir a imposição de mais medidas de austeridade; só será garantida quando a Europa estiver convencida de que a Grécia não tem alternativas de financiamento; e só será concedida depois de ouvido o parlamento alemão.

A Zona Euro vai garantir 30 mil milhões de euros para salvar as contas públicas da Grécia. Deste valor, a maior fatia virá da Alemanha: 8,4 mil milhões de euros, ou seja, 28% do total do pacote de ajuda europeu, disse esta segunda-feira o porta-voz do ministro das Finanças alemão, Michael Offer.

Risco de incumprimento da Grécia baixa graças a ajuda

PUB

Michael Offer salientou, ainda, citado pela Bloomberg, que as condições a partir das quais Atenas poderá desencadear um pedido de apoio «ainda não estão definidas».

Esta não é a primeira vez que Merkel mostra vontade de fixar mais medidas de austeridade para salvaguardar a economia europeia e, principalmente, a moeda única. A chanceler alemã chegou, até, a propor que os países que não cumprissem as regras saíssem da Zona Euro.

A parcela que cada país vai disponibilizar para ajuda a Grécia tem como base o capital subscrito por cada país junto do Banco Central Europeu (BCE). Assim, a Espanha, por exemplo, contribuirá com 3,6 mil milhões, a Áustria com 858 milhões e Portugal com 774 milhões de euros.

PUB

Trichet satisfeito

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet mostrou-se esta segunda-feira satisfeito com a decisão dos ministros das Finanças dos 16 países da Eurolândia.

«Considero que a decisão tomada este fim-de-semana muito positiva», disse Trichet, citado pela Reuters.

«Espero, agora, que todos os países actuem de acordo com as suas responsabilidades e, claro, que o governo da Grécia implemente, de forma rigorosa, medidas adicionais convincentes», adiantou o presidente do BCE.

PUB

Relacionados

Últimas