Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fitch corta rating da Grécia

Relacionados

Agência de notação baixou avaliação da dívida grega

A agencia de notação financeira Fitch cortou esta sexta-feira o rating em dois graus e assinalou a possibilidade de novas baixas, passando de BBB+ para BBB-.

O «Outlook» da dívida também é negativo, enquanto o custo dos «credit-default swaps» (CDS) caia para 409 pontos. Ontem, uma onda de receios quanto à situação grega invadiu os palcos dos mercados internacionais: o risco da dívida pública atingiu níveis recorde desde a criação da Zona Euro (os juros subiram para os 429 pontos base face aos juros da dívida alemã) e os receios de um possível incumprimento arrastaram as bolsas europeias para perdas superiores a 1%.

PUB

Veja aqui o comentário em directo no TVI24 e a reacção da bolsa

Esta sexta-feira assiste-se a uma correcção, com os juros da dívida grega a 10 anos a baixar para os 409 pontos base face às obrigações da Alemanha, consideradas as mais seguras da Europa.

Ajuda à Grécia vem a caminho

A bolsa grega não foi afectada pelo corte da Fitch, animada antes com a perspectiva de um acordo europeu de ajuda financeira.

Soros: «Grécia deveria ter empréstimos a taxas mais baixas»

Também a praça portuguesa passou incólume à notícia, a disparar mais de 2%.

PUB

A agência de rating aponta que este corte em muito se deve ao facto de não se saberem os contornos do mecanismo de ajuda financeira à Grécia, o que tem dificultado também o acesso do país ao financiamento e minado a capacidade do governo cumprir os seus objectivos.

Nota de grandes bancos também foi cortada

Contudo, a Fitch considera que a ajuda financeira externa é iminente, mas pede maior clareza para que seja possível alcançar a confiança dos mercados.

PUB

Relacionados

Últimas