Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trichet: regras do euro têm de ser mais apertadas

Relacionados

BCE volta a desaconselhar envolvimento forçado dos credores privados na reestruturação de dívidas

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) defendeu esta segunda-feira que as regras do euro devem ser mais duras. Para Jean-Claude Trichet, a crise da dívida veio mostrar que as regras estabelecidas na década de 90 não foram aplicadas e, de qualquer forma, eram demasiado fracas.

«As regras actuais têm sido implementadas de forma incorrecta e, mais importante, provaram ser insuficientes e não ter a abrangência necessária», afirmou.

PUB

O banqueiro, que discursava na London School of Economics, conclui que a crise financeira e da dívida veio provara a necessidade de uma «forte reforma» nas regras orçamentais da Zona Euro.

Esta não é a primeira vez que o BCE defende regras mais apertadas no plano orçamental e sanções pesadas para os países que violarem os tectos de défice.

O BCE manifestou-se também esta segunda-feira, mais uma vez, contra o envolvimento obrigatório dos credores privados na reestruturação de dívida dos países europeus.

Entretanto, há já 11 semanas que o banco central não compra dívida pública, o que leva alguns analistas e decisores políticos a afirmarem que o programa foi mesmo suspenso.

PUB

Relacionados

Últimas