Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mercados atentos à PT e à situação na Hungria

Relacionados

Semana bolsista será marcada pela decisão do BCE quanto à taxa de juro

Os mercados estarão atentos esta semana à PT depois da nova oferta da Telefónica para a compra da Vivo, assim como à Hungria, apesar de o Governo ter desmentido as próprias declarações para garantir que não está na falência.

A semana bolsista será ainda marcada na Zona Euro pela decisão do Banco Central Europeu quanto à taxa de juro de referência, que «deverá permanecer inalterada nos 1,0%», disse Telma Santos, analista do Millennium BCP.

PUB

O Banco de Inglaterra também vai anunciar a sua taxa directora, que deverá continuar nos 0,5 por cento, acrescenta a mesma analista citada pela Lusa.

Na Alemanha, destaque para a inflação de Maio, a produção industrial e as encomendas às fábricas.

Nos Estados Unidos, os investidores estarão atentos ao índice de confiança dos consumidores medido pela Universidade de Michigan, que «deverá aumentar de 73,6 para 75 pontos em Junho, de acordo com o valor preliminar», afirmou Telma Santos.

As vendas a retalho serão também divulgadas esta semana, com a analista a prever um aumento de «0,2 por cento, um abrandamento face aos 0,4 por cento registados em Abril», e o crédito consumo referente a Abril, onde é antecipada «uma estagnação face ao mês anterior».

Apesar de em Portugal ser feriado a 10 de Junho, o mercado estará aberto.

Na primeira semana de Junho, a praça nacional ficou marcada pelo interesse da espanhola Telefónica em comprar a participação da Portugal Telecom (PT) na operadora brasileira Vivo, sobretudo depois de a empresa espanhola ter subido a proposta de 5,7 para 6,5 milhões de euros, o que levou a empresa portuguesa a convocar uma Assembleia-geral de accionistas para 30 de Junho, onde vai ser decidido o futuro do negócio.

PUB

A nova proposta contribuiu para a valorização das acções da PT, mas também das restantes empresas do sector das telecomunicações.

A Sonaecom chegou a valorizar mais de 10 por cento, depois de rumores sobre a fusão desta com a Zon Multimédia.

No entanto, o PSI20 fechou a última sessão da semana com todos os títulos em terreno negativo.

PUB

Relacionados

Últimas