Já fez LIKE no TVI Notícias?

Consumo privado regista pior contracção desde 1978

Relacionados

Universidade Católica diz que números do INE sobre a quebra de 0,6% no PIB revelam «quadro muito negativo»

O Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica avançou esta quinta-feira que o consumo privado sofreu a sua pior contracção desde, pelo menos, 1978.

Para a NECEP, os dados do INE sobre a quebra de 0,6 por cento no PIB revelam um «quadro muito negativo, transversal às diversas rubricas da procura interna».

PUB

Na folha de leitura rápida sobre os dados avançados esta quinta-feira pelo INE, o NECEP, coordenado por João Borges de Assunção, afirma, citado pela Lusa, que «o contributo da procura interna para a quebra do PIB (-3,4 pontos percentuais em termos homólogos e -3,8 pontos percentuais em cadeia) é idêntico aos piores valores registados durante a crise de 2009, o que ilustra bem a severidade dos dados».

No entanto, mais grave que a quebra da procura interna são os valores do investimento, que têm «uma extraordinária trajectória de quebra, com dimensões cada vez mais preocupantes e até difíceis de conceber».

O quadro negro traçado pelos economistas do NECEP não melhora nem com o «contributo positivo das exportações de bens e serviços» para a evolução do PIB: «Mesmo aqui, contudo, o NECEP tem que dar uma nota de prudência. De facto, o crescimento em cadeia das exportações moderou substancialmente face ao verificado no início de 2010, sendo que, em termos reais, o valor absoluto das exportações está praticamente estabilizado há 6 meses (em níveis ainda inferiores aos que se verificavam em 2008)», conclui a análise.

PUB

Relacionados

Últimas