Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresas públicas de transportes tem «défices brutais»

Relacionados

Presidente da Confederação do Comércio e Serviços considera que entrega do sector aos privados permitiria aumentar a produtividade

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços alertou esta segunda-feira para os «défices brutais» das empresas públicas de transportes, considerando que a entrega do sector aos privados permitiria aumentar a produtividade.

Em declarações aos jornalistas à saída de uma audiência com o Presidente da República, no Palácio de Belém, o novo presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes, adiantou que uma das matérias em discussão com o chefe de Estado foi a situação dos transportes e dos «défices brutais que têm as empresas públicas».

PUB

Assim, continuou, a Confederação transmitiu a sua «preocupação face às situações que existem neste momento em termos dos transportes, dos défices brutais que têm as empresas públicas e na oportunidade que poderia surgir nesses mercados para uma série de operadores privados».

«As empresas públicas de transportes são altamente deficitárias», sublinhou, defendendo a possibilidade desse «sector ser cada vez mais entregue aos sectores privados».

«Isso permitiria aumentar a produtividade, nomeadamente procurando novas formas de financiamento».

Ainda segundo João Vieira Lopes, na audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva, foram igualmente debatidas as «grandes dificuldades» que as empresas atravessam, nomeadamente no acesso ao crédito, e as «dificuldades que têm a ver com toda a própria dinâmica de crescimento do mercado que fica bloqueada pelas medidas recessivas tomadas recentemente».

Algumas dessas medidas, sublinhou, «são inevitáveis» face às pressões internacionais, mas irão ter «consequências efectivas».

A necessidade de uma maior regulação em termos de concentração de mercado foi outra das preocupações transmitidas pela direcção da Confederação na audiência com o Presidente da República.

PUB

Relacionados

Últimas