Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ryanair propõe bónus de 12 mil euros aos pilotos que trabalhem nas férias

Transportadora low cost envolta em onda de críticas, depois de ter anunciado na passada sexta-feira o cancelamento de 40 a 50 voos por dia com efeitos imediatos e até ao fim de outubro, num total de 2.000 ligações

A companhia irlandesa Ryanair está a propor aos seus pilotos um bónus para que renunciem a dias de descanso, noticiou a AFP.

“O bónus está relacionado com a renúncia a dias de férias” e não à tentativa de reter pilotos, disse uma fonte próxima do caso, confirmando uma informação do jornal belga La Libre Belgique. A Ryanair e o sindicato irlandês dos pilotos foram questionados pela AFP, mas não comentaram o caso.

PUB

O jornal cita um documento interno segundo o qual a companhia propõe um “bónus”  de 12.000 euros aos comandantes e 6.000 aos co-pilotos se tiverem contratos pelo menos até ao fim de outubro de 2018. Em troca, a companhia exige que possam ficar disponíveis em 10 dias durante as férias, refere La Libre Belgique.

Notícias que surgem numa altura em que a Ryanair enfrenta uma onda de críticas, depois de ter anunciado na passada sexta-feira o cancelamento de 40 a 50 voos por dia com efeitos imediatos e até ao fim de outubro, num total de 2.000 ligações.

A companhia apresentou desculpas e publicou na segunda-feira à noite a lista completa das anulações previstas. Entre os motivos avançados para justificar a decisão, a Ryanair apontou mudanças nas férias dos tripulantes.

Segundo a AFP, desde o início do ano, 140 pilotos deixaram a Ryanair para integrar a companhia de baixo custo Norwegian Air. Na segunda-feira, o presidente-executivo da Ryanair, Michael O’Leary, assegurou que o cancelamento de voos nas próximas seis semanas não se deve a falta de pilotos, mas a um "erro" na distribuição de férias. O’Leary disse que foram menos de 100 os pilotos que deixaram a companhia.

PUB

Últimas