Loucura ou febre são palavras normalmente utilizadas para nos referirmos à Black Friday, que este ano é a 24 de novembro, amanhã. Lá está, sexta-feira (e muitas lojas prolongam os descontos durante o fim-de-semana). Muitas compras são feitas por impulso e podem resultar num mau negócio.
É preciso ter em atenção que esta tradição dos Estados Unidos, importada há uns anos pela Europa, é uma estratégia de marketing que as marcas usam como forma de escoar produtos às portas do Natal e para que as lojas tenham espaço para os produtos mais natalícios. Daí se realizar no final de novembro.
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Claro que há descontos que compensam, mas primeiro que tudo é preciso comparar preços. A Deco tem uma ferramenta que ajuda a fazer essa comparação, como explicou a jurista da Deco Carolina Gouveia, no espaço Economia 24 do Diário da Manhã da TVI. Ainda tem o dia de hoje para se dedicar a isso, para fazer amanhã compras que compensem mesmo
Esta ferramenta de pesquisa regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online ao longo dos últimos dias até três meses, para aconselhar ou não a sua compra. Vivemos numa era de promoções aqui e ali durante o ano inteiro, por isso a Black Friday nem sempre é a melhor altura. Pode parecer, mas nem sempre é...
Nesta ferramenta da Deco basta pesquisar o nome da loja e do produto, ou, mais simples ainda, inserir na caixa “Pesquisa pelo URL” o link completo do produto tal como surge na loja online. O resultado devolvido é um semáforo com três cores e significados diferentes, baseados no histórico de preços dos últimos 7 e 30 dias"
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Se o resultado for verde, está perante um bom negócio face ao histórico de preços do produto na loja pesquisada. Se for amarelo, quer dizer que há pouca diferença em relação aos 30 dias precedentes; se for vermelho, é um mau negócio, a compra é desaconselhada porque o preço do produto já esteve significativamente mais baixo.
Nos últimos dois anos, a Deco detetou vários casos de subida de preços nos dias antes da Black Friday e depois um desconto que, na verdade, foi enganoso no próprio dia.
Atenção às fraudesO impulso da compra na Black Friday faz com que, por vezes, não se tenha atenção à entidade a quem compramos - se é fiável, se é legal. A Deco tem recebido nos últimos anos reclamações sobre vendas feitas através do Facebook, por exemplo.
É muito fácil criar contas em redes sociais para publicitar lojas fictícias ou vender produtos contrafeitos e pirateados".
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É essencial verificar bem as informações sobre a empresa, a forma de pagamento (para não estar a pagar antes e depois correr o risco de não receber a encomenda). Ou seja, muito cuidado com as fraudes. Desconfie sempre de coisas que parecem demasiado boas para ser verdade.
Compras online começam logo à meia-noiteAs melhores ofertas são, por norma, as que se esgotam mais cedo, como lembra a Deco. Pode nem ter de se deslocar à loja física, que só abre de manhã, e começar a aproveitar as promoções online logo a partir da meia-noite desta sexta-feira.
Se quiser ir mesmo à loja, saiba de antemão o horário e tente ir nas primeiras horas do dia.
Conselhos a seguir (mesmo!)No ano passado, a Black Friday rendeu 1,8 milhões de euros só em vendas online em Portugal.
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