Já fez LIKE no TVI Notícias?

"Em 27 anos no Banco Alimentar nunca vi nada assim". Pedidos de ajuda de famílias disparam

Isabel Jonet revelou que 450 mil pessoas necessitam de ajuda em Portugal

A presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, traçou esta quinta-feira o atual cenário, perante os vários pedidos de ajuda de famílias que sofrem as consequências da crise provocada pela covid-19.

Segundo a responsável, este é um momento "muito desafiante", o pior que já viveu na instituição: "Estou há 27 anos no Banco Alimentar e nunca vi nada assim".

PUB

Perante isto, foi lançada a Rede de Emergência Alimentar, que vai registar todos os pedidos de ajuda, de forma a gerir melhor a resposta, em coordenação com as mais variadas autarquias.

Quando questionada sobre uma comparação com a crise ocorrida em 2008, Isabel Jonet reconhece uma situação semelhante, ainda que desta vez seja mais grave em termos de números de pedidos de ajuda.

Não tem qualquer comparação, embora a gravidade seja idêntica. Temos muitas pessoas que ficaram em pobreza e que eram estranhas a esta situação. Mas também sem poderem ter alguma esperança de que a situação vá mudar", explicou, em entrevista à TVI.

Sobre a estratificação dos pedidos de ajuda, a presidente do Banco Alimentar afirma que a grande pressão deriva do confinamento, bem como do encerramento das escolas, com famílias sem capacidade para ter computador ou acesso à Internet.

Estamos a falar de famílias que não tinham apoios sociais e que, de um momento para o outro, ficaram sem possibilidade de trabalhar. Estamos a falar de famílias que tinham a vida desorganizada", acrescentou, lembrando as pessoas que já eram apoiadas antes da crise.

Isabel Jonet avançou ainda que existem atualmente 450 mil pessoas a necessitar de ajuda em Portugal, número que antes era de 380 mil.

PUB

Últimas