Já fez LIKE no TVI Notícias?

Roubini: risco de nova recessão em 2012 é superior a 50%

Relacionados

Economista tem por base crise da dívida soberana na Zona Euro

O economista norte-americano Nouriel Roubini estimou esta terça-feira em mais de 50 por cento o risco de haver uma nova recessão nas economias desenvolvidas em 2012, tendo por base a crise da dívida soberana na Zona Euro.

«Em meu entender, há uma probabilidade significativa, de mais de 50 por cento, de ocorrer uma nova recessão nas economias mais avançadas nos próximos doze meses», disse esta terça-feira Roubini num Fórum económico organizado à margem da Cimeira da Commonwealth na Austrália, em Perth, no sudoeste do país.

PUB

Roubini, o economista que previu a crise financeira de 2008, referiu também que falar-se de uma «dupla recessão ou numa desaceleração acentuada, pela segunda vez, pouco importa, pois é uma questão de semântica», sublinhou.

Segundo Roubini, sem «uma reforma radical» por parte dos líderes da União Europeia, «a Zona Euro poderá entrar em colapso o que levará a uma crise pior do que a que ocorreu em 2008», alertou.

«A gravidade da desaceleração económica vai depender da capacidade da Europa em evitar uma ruptura na área do euro», garantiu.

Entretanto, os mercados esperam pela aprovação na Cimeira Europeia, em Bruxelas, de um plano que contenha medidas capazes de relançar o crescimento económico nos países mais vulneráveis da zona euro e que as nações mais ricas desta área assumam os encargos da dívida grega.

PUB

Relacionados

Últimas