Já fez LIKE no TVI Notícias?

Roubini diz que «Zona Euro poderá desagregar-se»

Relacionados

Economista que previu crise financeira de 2008 exorta Alemanha a assumir maior liderança e diz que Zona Euro está cada vez com menos tempo

«A responsabilidade cabe agora à chanceler ngela Merkel, porque agora , sublinhou Roubini na entrevista ao semanário alemão.

O economista norte-americano Nouriel Roubini exortou esta quarta-feira a Alemanha a assumir «uma maior liderança» na crise da dívida soberana europeia, para evitar a desagregação da Zona Euro, em entrevista ao semanário «Stern».

«A Alemanha tem de mostrar uma maior liderança, caso contrário a Zona Euro poderá desagregar-se em breve, estamos a ficar cada vez com menos tempo», advertiu Roubini, que previu a crise económica e financeira internacional na sequência da falência do banco norte-americano Lehman Brothers, em finais de 2008.

só a Alemanha pode salvar a Zona Euro»

O economista norte-americano propôs uma radical reestruturação da dívida grega e um aumento substancial do volume operativo do fundo de resgate europeu, para perto de dois biliões de euros, em vez dos 440 mil milhões de euros que estão planeados.

A Europa tem de erguer uma «firewall» em torno da Espanha e da Itália, duas das grandes economias do euro altamente endividadas, preconizou ainda Roubini.

PUB

«Precisamos agora de uma arma de defesa, uma «bazooka», e dentro de poucas semanas», advertiu.

Em carta aberta aos governos europeus, subscrita por cerca de 100 personalidades, entre os quais o ex-comissário europeu António Vitorino, o financeiro George Soros exigiu também medidas céleres para estancar a crise na Zona Euro.

«As medidas tomadas até agora são insuficientes, vêm demasiado tarde e estão a causar perturbações nos mercados à escala mundial», afirma-se na missiva publicada hoje no jornal alemão «Handelsblatt».

Os subscritores propõem a criação de um instituto financeiro europeu, com funções idênticas às de um ministério das finanças da moeda única, uma maior regulamentação dos sistemas financeiros e uma estratégia de harmonização e de crescimento para as economias que partilham o euro.

PUB

Relacionados

Últimas