Já fez LIKE no TVI Notícias?

«China não quer nem pode comprar a Europa»

Gigante asiático disposto a ajudar o Velho Continente a resolver a crise. Mas como?

O primeiro-ministro chinês garante que Pequim não pode, nem quer, comprar a Europa. No entanto, Wen Jiabao reafirma que o gigante chinês está disposto a ajudar o Velho Continente a ultrapassar a actual crise da dívida.

«Algumas pessoas acham que [a disponibilidade para um auxílio] significa que a China vai comprar a Europa», afirmou, no fórum económico organizado em Cantão, onde também esteve presente a chanceler alemã, Angela Merkel. Mas «a China não tem essa intenção, nem essa capacidade», sublinhou.

PUB

Pequim detém já cerca de 420 mil milhões de euros em títulos da dívida europeia mas Wen tem dito que a sua nação está a estudar outras formas de se «envolver mais profundamente» na solução da crise, e que está disposto a participar mais no Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e no Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), ainda que mais recentemente tenha adiantado que essa maior participação seria feita através do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Governo chinês enfrenta grande resistência da opinião pública no maior envolvimento da China na crise europeia, já que o PIB europeu per capita é quatro vezes superior ao da China.

PUB

Últimas