Já fez LIKE no TVI Notícias?

Telecomunicações voltam a liderar queixas em 2010

Deco foi abordada por quase 370 mil consumidores

As telecomunicações, compra e venda de bens, banca e serviços de interesse geral voltaram a ser os sectores que mais reclamações motivaram em 2010, ano em que a Deco foi contactada por 370 mil consumidores.

Em comunicado, a Associação de Defesa do Consumidor (Deco) diz ter sido abordada no ano passado por 369.767 consumidores «procurando informações acerca dos seus direitos ou solicitando a intervenção da associação para a resolução de litígios».

PUB

No sector das telecomunicações, a associação aponta como estando na base de muitas das reclamações dos consumidores «o incumprimento das velocidades contratadas» no serviço de Internet.

«Os problemas decorrentes da assistência técnica, da falta de qualidade e do período de fidelização dos produtos Triple Play [serviço que combina voz, dados e multimédia] levaram muitos consumidores a pedir o nosso apoio na resolução destes conflitos. Os serviços de toques e jogos para telemóveis foram também motivo para inúmeros contactos dos consumidores», escreve a Lusa.

Falta de informação no crédito preocupa

Nesta área, a Deco reivindica a criação de um «regulamento de qualidade de serviço para a internet», exige «melhores práticas às empresas fornecedoras de triple play» e reclama uma «adequada fiscalização por parte da Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações] para os serviços de toques e jogos para telemóveis».

No sector da compra e venda, a associação diz manterem-se «as dificuldades aquando do accionamento das garantias legais» dos produtos defeituosos.

Já no sector bancário, os problemas relacionados com a falta de informação no crédito ao consumo, o «aumento irregular» do spread [margem de lucro dos bancos] no crédito à habitação e as «práticas irregulares» na amortização antecipada no crédito ao consumo e crédito à habitação continuam a merecer «inúmeras reclamações».

Quanto ao sector dos serviços de interesse geral, são os problemas ao nível da facturação que justificam um «elevado número» de reclamações.

PUB

Últimas