Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia: mais de um milhão sem trabalho

Relacionados

Taxa de desemprego ronda os 20 por cento. É a segunda maior da Zona Euro, só superada pela Espanha

O número de desempregados registados oficialmente na Grécia ultrapassou o milhão em Novembro, o que significa mais de 20 por cento de toda a população activa, indicam dados divulgados esta quinta-feira pelo departamento de estatística helénico.

Um total de 1,029 milhões de pessoas estavam no desemprego em Novembro, com cerca de 164 mil a perder o posto de trabalho no mês anterior e 405 mil nos 12 meses anteriores a Novembro de 2010, de acordo com os dados oficiais.

PUB

O governo grego decidiu esta quinta-feira despedir cerca de 15 mil funcionários públicos, para cumprir uma meta de 150 mil redução de postos de trabalho no Estado, até 2015.

Quase metade dos desempregados são jovens

Quase metade dos gregos até aos 24 anos (48 por cento) estão no desemprego. São os jovens e as mulheres quem mais sofre com a recessão no país, que vai actualmente no quinto ano.

O sindicatos gregos, que acusam o governo de Atenas de se submeter às exigências da troika da União Europeia, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Central Europeu, apelaram hoje a uma greve de 48 horas em retaliação contra as medidas de austeridade.

O novo pacote de austeridade prevê ainda um corte de 22 por cento no salário mínimo e uma redução de 15 por cento nas pensões complementares.

PUB

Relacionados

Últimas