Já fez LIKE no TVI Notícias?

Água pode ficar mais cara. Proposta é do regulador

Relacionados

Família que consome 10 metros cúbicos por mês, passa a pagar 0, 92 euros por cada metro cúbico, quando até agora pagava no máximo 0,77 euros

Primeiro o gás; agora a água. Os portugueses já estão a contar com aumentos na factura do gás, por causa do desvio tarifário de 100 milhões de euros acumulado pela EDP e pela Galp e que vai acabar por tirar dinheiro aos bolsos dos clientes. E também o preço da água pode sofrer aumentos, já que o regulador quer pôr um ponto final na «grande disparidade» de tarifários dos sistemas públicos de abastecimento, propondo preços mais elevados e uma taxa fixa.

A ideia é alcançar uma «estrutura progressivamente uniforme» nas tarifas aplicadas a nível nacional, «devendo os níveis dos encargos» suportados pelos consumidores reflectir um «crescente grau de recuperação dos custos» relacionados com a prestação do serviço.

PUB

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos defende uma componente fixa de 2,40 euros e quatro escalões variáveis consoante o consumo, avança o «Diário de Notícias». Na prática, isto vai «engordar» a factura a pagar pelos clientes.

Para se ter uma ideia, uma família com um consumo mensal de 10 metros cúbicos e que paga actualmente 0,77 euros por cada metro cúbico, vai passar a pagar 0,92 euros.

A recomendação do regulador da água está em discussão pública até dia 15 de Agosto.

Gás: défice tarifário na Galp e EDP faz subir preços

PUB

Relacionados

Últimas