Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aumento do IVA não se vai reflectir no pão

Relacionados

Indústria da Panificação garante que não irá sobrecarregar as famílias. «Sector vai ter que aguentar este aumento»

O aumento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em um ponto percentual não vai ter reflexos no preço do pão, garantiu à Lusa o presidente da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).

«Não se pode sobrecarregar as famílias portuguesas. O sector vai ter que aguentar este aumento», afirmou à Lusa Carlos Santos.

PUB

Futebol também «vai sofrer com medidas de austeridade»

Em declarações à Lusa, o presidente da direção da ACIP manifestou «preocupação» em relação à decisão do Governo de aumentar todas as taxas do IVA em um ponto percentual. «A nossa posição é de preocupação uma vez que são os consumidores mais pobres que vão pagar a crise e não achamos justo numa altura em que devíamos puxar pela economia».

Para o porta-voz dos comerciantes e industriais de panificação, «as políticas governamentais deviam centrar-se na despesa porque é ela que está a afectar as contas públicas e não nas receitas», considerando que «é um peso para as famílias mais pobres no alimento mais barato».

DECO quer bens essenciais isentos do aumento do IVA

«Leite, iogurtes, ovos e pão vão levar por tabela e as famílias mais pobres é que sofrem».

Também o presidente da direção da Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte (AIPAN), António Fontes, afirmou que a subida do IVA «não vai ter reflexos no preço final do pão».

PUB

Relacionados

Últimas