Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banca: pensionistas com 14 pensões e aumentos

Relacionados

É uma excepção que abrange 32 mil pessoas

Os bancários vão ter um tratamento de excepção. Ao contrário dos restantes pensionistas, não vão perder os subsídios de férias e Natal, nem vão ver as pensões congeladas. A garantia foi dada pelo Ministério das Finanças ao sindicato numa reunião que decorreu esta quinta-feira.

De acordo com a TSF, que cita o presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, Rui Riso, o secretário de Estado da Administração Pública, Helder Rosalino, apresentou nessa reunião um documento que serve de ponto de partida para a transferência do fundo de pensões para a Segurança Social.

PUB

O documento «merecerá, com certeza, propostas de alteração da nossa parte», disse o representante dos bancários. Mas para já, Rui Riso saiu satisfeito do encontro, uma vez que as suas principais exigências estão satisfeitas: os 32 mil pensionistas da banca escapam aos cortes nos subsídios e vão ter as pensões actualizadas, em 2012 e 2013.

Governo, banca e sindicatos estão a negociar a transferência dos fundos de pensões para o regime geral da Segurança Social, uma das medidas extraordinárias para ajudar a cumprir a meta do défice. Até aqui os fundos de pensões dos bancários eram privados, mas no futuro, as responsabilidades com as pensões dos bancários passam para o Estado.

 

O sindicalista explicou que o aumento das pensões tem a ver com a negociação das tabelas salariais, logo, «se houver uma aumento salarial para os bancários do activo há também, na mesma proporção, para os bancários reformados».

«Os fundos de pensões da banca estão devidamente provisionados para essas responsabilidades também. Não faz sentido que, estando eles provisionados, possa ser diferente do que é até hoje», considerou.

PUB

Relacionados

Últimas