Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancos recebem 7.500 queixas. Quem lidera?

Relacionados

Deutsche Bank, Barclays e BBVA recolhem mais reclamações. Saiba quem recebe menos

O Banco de Portugal (BdP) analisou 7.561 reclamações feitas pelos clientes bancários nos primeiros oito meses deste ano, revela o banco central na Síntese Intercalar de Actividades de Supervisão Comportamental, divulgada esta segunda-feira.

A fatia de leão, de 4.087 queixas, chegou às mãos do regulador através dos Livros de Reclamações dos bancos, sendo que apenas 3.474 foram enviadas directamente pelos clientes ao Banco de Portugal.

PUB

Apesar de o valor ser mais baixo do que o registado no mesmo período do ano passado (menos 13%), são recebidas 1.260 reclamações por mês e, de acordo com o BdP, em mais de metade dos casos (54%), os consumidores tinham razão em reclamar. Nesses casos, a resolução do problema surgiu por iniciativa da instituição de crédito, ou «por advertência e/ou determinação específica do Banco de Portugal».

Depósitos e créditos no topo da lista

Olhando para as causas das reclamações, as contas de depósito representam 26% do total, seguidas do crédito ao consumo e outros fins, com 25% e do crédito à habitação, com 14%.

Numa análise por banco, mas olhando apenas para os primeiros seis meses do ano, o Deutsche Bank foi o que recebeu mais reclamações, com uma média de 35 queixas por cada mil contas.

O segundo na lista é o Barclays, com 21 reclamações por cada mil contas, e o terceiro é o BBVA, com 17 reclamações por cada mil contas.

Pelo contrário, com menos reclamações surgem a Caixa Agrícola e o BES, com quatro reclamações por cada mil contas, seguidos pela CGD, com cinco reclamações por cada mil contas.

PUB

Relacionados

Últimas