Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gosta de café? Viaje pela Europa

Relacionados

De Lisboa a Milão o cheiro a café deixa água na boca dos turistas

As capitais europeias estão repletas de História, monumentos, belas paisagens e... café. E há cafés históricos que cativam não só pelo cheiro a café, mas pelas histórias que contam. O site de reservas hoteis.com deixa algumas sugestões.

Clique aqui para ver imagens de sonho

PUB

A vida social dos portugueses gira em torno do café. Servido em pequenas chávenas, simples ou com um pouco de açúcar, consegue agradar a todos. E os cafés de Lisboa são um marco na história cultural da cidade.

Na boémia zona do Chiado está a famosa Brasileira, marcada pela estátua do poeta Fernando Pessoa que muito por ali parava e bebia o seu café. O Martinho da Arcada, situado no Terreiro do Paço, foi o ponto de encontro para vários nomes sonantes da cultura portuguesa, no final do século XIX e início do século XX. Na Baixa, a escolha recai sobre o Café Nicola, onde os líderes sociais costumavam encontrar-se no início do século XIX para debater os assuntos quentes da sociedade daquele tempo. Para apreciar o café servido nestes locais, pode ficar no Hotel do Bairro Alto, junto à Praça Camões, situado num edifício de 1845. Com um bar no terraço, tem uma vista sobre Lisboa e consegue espreitar o rio Tejo.

PUB

Os espanhóis também bebem muito café, normalmente em chávenas bem maiores do que as portuguesas. As pausas matinais para beber café são frequentes no país vizinho e, tradicionalmente, o café da manhã não dispensa o acompanhamento do leite. Já depois do almoço, um expresso rápido é o mais comum e ao final do dia organizam-se encontros com amigos nos cafés de rua. Em Madrid, os cafés mais conhecidos estão na Plaza del Dos de Mayo e na Plaza de Santa Ana. Se pretende misturar café e cultura, o Café Comercial, no centro da cidade, é até referido no livro ¿Beehive¿, do escritor Nobel Camiso José Cela. O Café Gijon, no Paseo de Recoletos tem sido ponto de encontro para escritores durante mais de um século. Para ficar ali perto, a sugestão vai para o Hotel Ritz Madrid, mesmo ao lado do Museu do Prado.

Paris e café com vista para a Torre Eiffel

Nas ruas de Paris há pequenos cafés em quase todas as esquinas. Os parisienses gostam de beber o seu café com muito açúcar e o café da noite é habitualmente acompanhado de um digestivo. No escritório, a máquina do café é o ponto de encontro mais comum entre os funcionários de uma empresa. No bairro de Saint Germain, conhecido por ser boémio e ter uma boa vida nocturna, está o Café de Flore, um café com mais de 100 anos que era popular no círculo de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Para avistar a Torre Eiffel ao mesmo tempo que bebe o seu café, pode ficar no Splendid Hotel.

A cultura moderna do café tem origem em Itália. Milão oferece verdadeiras experiências com o tradicional expresso, mas não só. São inventadas diariamente novas marcas e misturas de café nos cafés milaneses. Um dos mais famosos é a Pasticceria Cova, inaugurada ainda no século XIX. Situada no centro da cidade, tem a sua própria marca de café. Para uma estadia em Milão, pode optar pelo Golden Tulip Hotel Manin que está mesmo no centro da cidade.

Por toda a Europa, onde quer que vá, cheira a café. É só saber procurar.

PUB

Relacionados

Últimas