Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo «nunca omitiu» objectivo de reduzir TSU

Relacionados

Esclarecimento é do Ministério das Finanças

O Ministério das Finanças esclareceu esta quinta-feira que «nunca foi omitido» o objectivo de reduzir a Taxa Social Única, tal como previsto no programa acordado com a troika.

«O Ministério das Finanças esclarece que nunca foi omitido o compromisso, assumido no âmbito do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, de redução da Taxa Social Única (TSU) compensada por medidas fiscais (em impostos que não prejudiquem a competitividade) e por cortes permanentes na despesa pública», afirmou o gabinete de Teixeira dos Santos, num esclarecimento enviado à Lusa.

PUB

Segundo as Finanças, este objectivo consta da «apresentação de 5 de Maio do ministro de Estado e das Finanças», quando este explicou em conferência de imprensa o acordo a que o Governo chegou com a troika.

Posição do Governo não é a do FMI

Na quarta-feira, no debate entre Francisco Louçã e José Sócrates, o líder do Bloco de Esquerda confrontou o primeiro-ministro com uma carta escrita pelo seu Governo ao Fundo Monetário Internacional, assinada pelo ministro Teixeira dos Santos, em que Portugal se compromete com «uma grande redução» da TSU, e exigiu que o primeiro-ministro lhe dissesse ali mesmo quanto, quando e de que forma faria essa «grande» redução.

Sócrates admitiu que o objectivo de redução da Taxa Social Única está no acordo, mas referiu que «o Governo ficou de estudar esta medida».

Para o primeiro-ministro, uma descida da TSU será «pequena e gradual», porque não aceita transferir carga fiscal das entidades patronais para a generalidade dos contribuintes.

PUB

«Não estou de acordo com uma redução brutal de quatro pontos percentuais». «Por parte do Governo não gostaríamos que essa medida sequer figurasse no acordo com o FMI».

Teixeira «há muito que defendia» redução da taxa

Por seu lado, o coordenador do programa eleitoral do PSD, Eduardo Catroga, afirmou que o actual ministro das Finanças defende há muito a redução da Taxa Social Única, revelando uma conversa com Teixeira dos Santos antes das legislativas de 2009.

Segundo Catroga, quando José Sócrates decidiu baixar o IVA, Teixeira dos Santos terá tentado convencer José Sócrates a baixar a TSU.

No programa eleitoral do PSD, apresentado no domingo, o partido propõe uma política de «desvalorização fiscal» que prevê a redução da TSU até quatro pontos percentuais.

PUB

Numa primeira reacção ao programa do PSD, logo mesmo dia, o cabeça de lista do PS pelo Porto, Francisco Assis, disse que a redução da TSU teria «consequências muito negativas», porque obrigaria a subir o IVA em 3%.

Para que essa redução «muito significativa» se faça «é absolutamente imprescindível que o PSD venha dizer onde é que vai fazer a compensação».

A Taxa Social Única é a contribuição paga mensalmente pelas empresas à Segurança Social por cada um dos trabalhadores. Actualmente, o seu valor é de 23,75%.

Quanto ao IVA, a reestruturação das taxas vai mesmo chegar com o próximo Governo, como garante o acordo com a «troika», mas não se sabe é como.

PUB

Relacionados

Últimas