Já fez LIKE no TVI Notícias?

IVA não será igual para todos os portugueses

Relacionados

Aumento do imposto, nos três escalões, entra em vigor já a partir de 1 de Julho. Subida de 1% será sentido no Continente e Ilhas, mas taxas aplicadas mantêm-se diferentes

Os tempos são de crise mas continua a não existir uma «simetria económica» entre o Continente e as Regiões Autónomas. Exemplo disso é o mais recente aumento do IVA imposto pelo Governo e que entra já em vigor já a 1 de Julho.

O aumento do IVA, nos três escalões, começa a vigorar já em Julho, e tem como objectivo ajudar a equilibrar as finanças públicas do país.

PUB

Esta nova medida insere-se no âmbito de um plano de austeridade que pode não ficar por aqui, mas se o aumento chega a todos, as taxas continuam diferentes. A Madeira e os Açores sempre contaram com taxas mais reduzidas, e conforme explicou o fiscalista Caiado Guerreiro à Agência Financeira, «o aumento de um por cento será igual para todos, tanto para o Continente, como para os Açores e Madeira e em todos os escalões».

No entanto, explica o mesmo especialista, «a única diferença encontra-se nas taxas aplicadas que têm por base os custos da insularidade. Uma situação normal e que sempre se verificou devido à distância e ao afastamento das ilhas».

Recorde-se que as restantes actualizações fiscais, no IRS e no IRC, já arrancaram em Junho.

PUB

Relacionados

Últimas