Já fez LIKE no TVI Notícias?

Metade dos portugueses ainda consegue poupar

Relacionados

88% dos que não poupam dizem que o dinheiro não chega

Só metade dos portugueses consegue fazer poupanças. De acordo com um inquérito do Banco de Portugal (BdP), para aferir a literacia financeira dos portugueses, ainda que 89% considerem importante planear o orçamento familiar, conclui-se que apenas 52% conseguem poupar.

Portugueses não comparam preços e condições antes de escolher o banco

PUB

Portugueses não sabem o que é o spread nem quanto pagam

Os restantes 48% afirmam não fazer qualquer poupança e, entre estes, a fatia de leão (88%) afirma que não poupa porque o rendimento não chega. Mas há também 7% para quem poupar não é a prioridade.

«A população é muito pouco sensível à importância de poupar», pode ler-se no estudo, já que apenas cerca de 20% dos inquiridos afirmam poupar numa lógica de médio e longo prazo. A maioria (54%) «considera como poupança o dinheiro deixado numa conta à ordem para gastar mais tarde».

No que toca às razões que levam os portugueses a poupar, 58% fazem-no por precaução, 14% como forma de acumular riqueza e 15% apenas para poderem aplicar o dinheiro em qualquer coisa imediata, como compras ou viagens.

Muitos nem têm conta bancária

O BdP inquiriu também pessoas sem conta bancária, sendo que a maioria (67%) diz não ter rendimentos que justifiquem abrir uma conta. 17% dizem que a conta bancária de outra pessoa é suficiente e 6% dizem que os custos de ter uma conta bancária aberta são elevados.

PUB

Metade dos portugueses contacta com o seu banco sobretudo através de Multibanco e várias vezes por semana.

Grande parte recorre a cartões de crédito e descobertos

Dos portugueses que utilizam cartão de crédito, só 22% sabem qual a taxa de juro e outros encargos associados aos cartões. 51% sabem o valor por alto e 27% não fazem qualquer ideia.

No que se refere a modalidades de pagamento, cerca de metade (52%) opta por pagar a totalidade do montante em dívida no final do mês. Mas 43% optaram pelo pagamento parcial.

Quanto ao descoberto bancário, 38% nunca o utilizam e 37% só o fazem raramente. Apenas 25% costumam utilizar os descobertos. Apenas 24% conhecem as taxas de juro e comissões associadas a este produto, sendo que 43% só conhecem valores aproximados e 33% não têm ideia.

PUB

Relacionados

Últimas