Já fez LIKE no TVI Notícias?

Metade não poupa e, quem o faz, só planeia a curto prazo

Combater despesas inesperadas é o principal motivo que leva os portugueses a poupar, no entanto 48 por cento não o faz. 11 por cento dos adultos não tem conta nos bancos

Cerca de metade dos portugueses (48 por cento) não poupa. E dos que fazem, 58 por cento fá-lo para combater despesas inesperadas e apenas seis por cento pensa na reforma, As conclusões são do Inquérito à Literacia Financeira, divulgado esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

No caso dos inquiridos que não poupam, «a maioria aponta como principal razão não terem rendimentos suficientes (88 por cento)» e «7 por cento revelam que não consideram prioritário fazê-lo».

PUB

Já os que fazem poupanças, 54 por cento considera que deixar o dinheiro numa conta à ordem, para gastar mais tarde, é um meio para poupar.

Além disso, no grupo dos entrevistados que poupam, 56 por cento não compra juros oferecidos pela banca antes de aplicarem o seu dinheiro.

Já quando pedem empréstimos, os portugueses tomam mais atenção à taxa de juro cobrada ou outros custos. Em primeiro lugar, detêm os conselhos dados ao balcão. Isto quando 11 por cento dos portugueses adultos não têm qualquer conta bancária e 29% dos que têm conta dizem que não têm qualquer outro produto financeiro.

Entre os resultados divulgados esta manhã destaque ainda para o facto de apenas 9% dos portugueses sabe o que é a Euribor e a maioria ainda prefere pagar com dinheiro.

O inquérito da Eurosondagem foi feito entre Fevereiro e Março de 2010, com base em duas mil entrevistas porta-a-porta. Os resultados têm uma margem de erro de 2,2 por cento para uma probabilidade de 95 por cento.

PUB

Últimas