Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portagens têm novas máquinas

Relacionados

Brisa começa a testar cobrança semi-automática. Sindicato teme que substituição de portageiros por máquinas leve a 1.200 despedimentos

A Brisa começa esta quinta-feira a testar a cobrança semi-automática em mais portagens. O novo sistema só entrará em vigor em Agosto nas novas vias, com 87 máquinas em funcionamento, mas já está a gerar polémica.

O Via Manual consiste numa máquina semelhante àquela que existe actualmente em centenas de parques de estacionamento um pouco por todo o país. À entrada da auto-estrada o condutor retira o ticket, e à saída terá de inseri-lo numa máquina, que lhe diz quanto tem a pagar. Os condutores podem pagar com moedas, notas ou cartão e, no final, é só retirar o troco e o talão.

PUB

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) diz que este processo poderá colocar em risco 1.200 postos de trabalho, uma vez que os portageiros serão substituídos por máquinas.

A Brisa garante que não, e que os portageiros retirados das portagens serão colocados noutros serviços da empresa.

O sistema Via Manual já está implementado na rede Brisal (A17 ¿ Auto-estrada do Litoral Centro), desde 2008, e na rede Atlântico (A15 ¿ Auto-estrada Caldas da Rainha/Santarém), desde o início deste ano.

«A introdução deste sistema permitirá à Brisa modernizar o seu modelo de cobrança de portagens, ao aumentar a sua capacidade de serviço e a sua capacidade operacional. A nova Via Manual permitirá, por exemplo, ter permanentemente disponíveis todas a vias de uma barreira de portagem, que até agora permaneciam encerradas, complementando a acção dos operadores e aumentando a capacidade de serviço», refere a empresa em comunicado.

PUB

Relacionados

Últimas