Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses pagam impostos que «derretem» em corrupção

Relacionados

Gastos do Estado rondam os 80 mil milhões de euros por ano

«Grande parte dos impostos que os portugueses pagam estão a derreter em mecanismos de corrupção». A afirmação foi feita pelo vice-presidente da associação Transparência e Integridade, esta quinta-feira. Paulo Morais acredita que o Estado gasta por ano «cerca de 80 mil milhões» em mecanismos que «são bem conhecidos».

«Bastará focar o aspecto das parcerias público-privadas», no que respeita sobretudo à renegociação com as concessionárias das antigas SCUT, que levou os portugueses a pagar mais portagens e mais impostos, salienta, citado pela Lusa.

PUB

A eventual cessação das novas condições acordadas para as ex-SCUT «é uma questão que tem de ser tratada com urgência». Segundo Paulo Morais, «cada mês que passa são milhões de euros que o povo português perde para pagar a uns senhores que conseguiram, à custa da conivência de pessoas no Estado, garantir rendas verdadeiramente obscenas».

Apesar de tudo isto, o vice-presidente da associação Transparência e Integridade vai mais longe e não esconde a frustração. «A diferença entre o custo real do trabalhador e o salário que recebe vai em parte para serviços que os cidadãos utilizam, mas também vai muito dele para mecanismos de corrupção.

Para o ex-vice-presidente da Câmara do Porto e actual professor universitário de estatística, o exemplo das SCUT «é claramente um caso de prejuízo com dolo do Estado português por parte de um conluio entre quem negoceia em nome do Estado e os concessionários que obtiveram a concessão».

«É perfeitamente inadmissível» acreditar num «mecanismo eufemísticamente chamado de disponibilidade diária das estradas, garantir rentabilidades da ordem dos 14, 15 por cento dos concessionários sobre preços que, por sua vez, já eram elevados», afirmou o professor.

PUB

Relacionados

Últimas