Já fez LIKE no TVI Notícias?

Via Verde: identificadores custam 27 euros

Relacionados

Novos aparelhos vão ser entregues «em poucos dias»

«A Via Verde já tem disponível os novos indicadores usados no pagamento nas auto-estradas portajadas do país, incluindo as SCUTS». A garantia é da empresa, que garante que os novos aparelhos vão ser entregues por ordem de entrada das pré-adesões e da confirmação dos clientes a este serviço de pagamento.

«A sua comercialização vai ser feita usando o critério da ordem de entrada das 23 mil pré-adesões registadas até 22 de Junho, logo que estes clientes formalizem a intenção de aderir ao Serviço Via Verde, o que pode levar nestes casos alguns dias», explicou à Lusa fonte da empresa.

PUB

Os clientes que já registaram a respectiva pré-adesão ao pagamento, através dos também conhecidos «chip» de matrículas, deverão proceder, após receberem uma comunicação enviada pela Via Verde, ao pagamento dos identificadores em qualquer caixa multibanco, preencher e assinar a proposta de adesão e enviá-la por correio, podendo alguns dias depois receber o equipamento electrónico, que custa 27 euros.

Aparelhos vão demorar semanas a chegarem às lojas

No entanto, a Via Verde só irá iniciar a entrega de identificadores nas suas lojas, «após a conclusão dos processos iniciados», os quais têm a ver com as primeiras 23 mil pré-adesões, salientou à Lusa a mesma fonte oficial.

Neste caso, a comercialização dos novos identificadores e a adesão ao serviço de pagamento Via Verde deverá ocorrer «nas próximas semanas», concluiu.

«A instalação do dispositivo electrónico de matrícula nos veículos automóveis é facultativa e depende da adesão voluntária do respectivo proprietário¿, lê-se no artigo 3.º da lei n.º 46/2010, publicada esta quarta-feira.

PUB

Como pagar as portagens?

De acordo com a legislação, o dispositivo «destina-se exclusivamente à cobrança electrónica de portagens».

Assim, o pagamento de portagens em que não existe cobrança manual pode fazer-se através de quatro formas: utilização do dispositivo electrónico de matrícula, utilização do dispositivo de Via Verde, utilização de um dispositivo temporário, o qual permite o pagamento da portagem através de pré-pagamento, e o pós-pagamento, sendo que neste caso o pagamento da portagem é efectuado «no máximo» nos cinco dias úteis seguintes.

Este último procedimento não pode ser usado por veículos de matrícula estrangeira.

PUB

Relacionados

Últimas