Já fez LIKE no TVI Notícias?

Caça aberta aos pensionistas mortos

Relacionados

Governo já descobriu 300 casos em que familiares continuavam a receber dinheiro indevidamente

Parece a sinopse de um filme de terror, mas é apenas uma medida de combate à fraude para pôr as contas públicas em ordem.

O Governo grego descobriu que estão a ser pagas reformas a pessoas que já morreram. E decidiu abrir guerra aos abusos, que só contribuem para aumentar a despesa pública, numa altura em que as contas do país já estão de rastos.

PUB

De acordo com a agência Efe, o executivo grego vai desencadear uma operação de fiscalização aos reformados mais idosos. É que descobriu recentemente 300 casos em que os familiares de pensionistas falecidos continuavam a levantar o dinheiro das reformas, sem dizerem que os seus entes queridos já tinham partido.

Tudo começou quando o Governo percebeu que há reformas que estão a ser pagas aos mesmos beneficiários desde 1954. Cerca de cinco centenas dos reformados registados têm, pelas contas do Governo, mais de 110 anos. Resta saber se continuam mesmo vivos, ou se os seus familiares se estão a aproveitar do facto de as informações estarem desactualizadas.

Para tirar as teimas, o Governo grego vai fiscalizar 8.500 pensionistas de idades mais avançadas.

Recorde-se que a Grécia registou um défice orçamental de 13,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, tendo o executivo assumido o compromisso perante Bruxelas de o reduzir para 8,1% ainda este ano.

No auge da crise da dívida pública, a Grécia precisou da ajuda do Fundo Monetário Internacional e dos parceiros europeus para evitar uma situação de incumprimento, o que levou Bruxelas a exigir uma rápida correcção das contas públicas gregas. Para cumprir o plano, o Governo grego procedeu a medidas de austeridade severas, que incluíram aumento de impostos e cortes de salários.

PUB

Relacionados

Últimas