Já fez LIKE no TVI Notícias?

Centeno mantém proibição ao Tesouro de pagar salários antes de dia 20

Tal como no ano passado, só no dia 23 de cada mês

As saídas de dinheiro do Tesouro para pagar salários e subsídios estão proibidas este ano antes do dia 20 de cada mês, segundo um aviso publicado que coloca a Educação, Ensino Superior e Agricultura nos pagamentos mais tardios.

Tal como no ano passado, só no dia 23 de cada mês vão ser pagos salários e subsídios de trabalhadores dos ministérios da Educação, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ambiente e da Ação Climática, da Coesão Territorial, da Agricultura e do Mar, três dias depois das primeiras saídas de dinheiro do Tesouro para esses pagamentos.

PUB

O aviso da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, hoje publicado em Diário da República, determina que continuam a ser feitos no dia 20 de cada mês os pagamentos à Presidência do Conselho de Ministros, Encargos Gerais do Estado e aos ministério das Finanças, da Defesa Nacional, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Cultura, dos Negócios Estrangeiros, da Modernização do Estado e da Administração Pública.

Dia 21 de cada mês estão autorizados os pagamentos aos ministérios da Administração Interna, da Justiça, da Saúde, e dia 22 os dos ministérios da Economia e da Transição Digital, do Planeamento, das Infraestruturas e da Habitação.

O aviso do IGCP, assinado pelo vogal do Conselho de Administração da IGCP, António Pontes Correia, aplica o calendário de dias úteis nacional e do sistema TARGET, passando os pagamentos para o dia útil imediatamente anterior.

"É proibida, em qualquer situação, a antecipação do pagamento de vencimentos e subsídios", determina o vogal, especificamndo que o pagamento aos fornecedores "efetuar-se-á em todos os dias úteis do mês".

PUB

Últimas