Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greenspan: défice dos EUA «mete medo»

Relacionados

Ex-presidente da Fed alerta que caminho seguido pela maior economia do mundo é «perigoso»

O ex-presidente da Reserva Federal dos EUA, Alan Greenspan, alertou na quinta-feira para o levado défice da maior economia do mundo, que disse «meter medo».

Greenspan aconselhou a Administração Obama a cortar despesas, mesmo que para isso tivessem de ser retirar «direitos adquiridos» aos cidadãos.

PUB

Numa conferência em Nova Iorque, considerou que é necessário cortar a despesa, sob pena de se criarem situações perigosas para a economia. «Precisamos de austeridade. Vamos ter de começar a fazer cortes», disse, acrescentando que o país está metido num «jogo perigoso».

O ex-presidente da Fed apoiou o corte de impostos decidido por George W. Bush quando este era presidente e criticou que, no Orçamento para 2011, se opte por um novo aumento de impostos em vez de um corte a sério na despesa.

Mostrando-se preocupado com o ritmo de aumento da dívida pública, Greenspan teme que se fechem as portas do financiamento aos EUA, como está a acontecer com alguns países europeus, que também sofriam de graves desequilíbrios nas suas contas públicas.

PUB

Relacionados

Últimas