Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama: economia mundial «escapou ao precipício», mas...

Relacionados

...continuam a ser precisos esforços para uma prosperidade «mais ampla»

O Presidente dos EUA lembrou esta quinta-feira, nas Nações Unidas, que a economia mundial «escapou ao precipício», mas salientou a necessidade de continuar a levar a cabo esforços para alcançar uma prosperidade «mais ampla» para todos.

«Não podemos descansar até que as sementes do progresso cresçam e tragam uma prosperidade mais ampla para os norte-americanos e para todas as pessoas no mundo», afirmou Barack Obama, citado pela agência Lusa, na sua intervenção no arranque do período de debates da 65.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque.

PUB

Aquando da sua nomeação como presidente norte-americano, a economia mundial «foi alvo de um golpe enorme durante a crise financeira mundial, que arrasou mercados e destruiu os sonhos de milhares de pessoas».

Para responder à crise, os EUA «uniram-se a todos os países do mundo» de forma a «estimular o crescimento [económico] e uma maior procura que permita recuperar a criação de emprego».

E deu exemplos: «Reformámos o nosso sistema financeiro global, começando por Wall Street, para que uma crise com esta nunca mais volte a acontecer. Graças a estes esforços a economia global escapou do precipício» da depressão e voltou a crescer.

«Temos resistido ao proteccionismo e exploramos vias para expandir o comércio e as trocas [comerciais] entre os países».

Barack Obama fez da economia a sua principal preocupação interna numa altura em que se aproximam as eleições legislativas intercalares de Novembro nos Estados Unidos, nas quais os democratas se arriscam a perder a maioria nas duas câmaras do Congresso.

PUB

Relacionados

Últimas