Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alemanha: «Grécia deve respeitar acordos»

Relacionados

Partido da Nova Democracia não conseguiu maioria absoluta e precisará de uma coligação para formar Governo. Berlim quer que reformas avancem, custe o que custar

Depois das eleições em França e na Grécia, a Alemanha já deixou avisos aos dois países esta segunda-feira. Angela Merkel faz finca-pé a François Hollande no que toca a alterar o pacto orçamental, embora possa ceder no que toca a orientar a Europa para uma política também de crescimento. E, quanto à Grécia avisa que o país tem de respeitar o que acordou.

Em Atenas, o partido da Nova Democracia não conseguiu maioria absoluta nas eleições legislativas e precisará de uma coligação para formar Governo, mas existem dúvidas de que consiga fazê-lo. Existe a possibilidade de a Grécia precisar de repetir eleições, se se tornar ingovernável com este resultado.

PUB

Mas o porta-voz de Merkel avisa que a Grécia deve manter o ritmo de reformas acordadas, no âmbito do resgate internacional. «Os acordos devem ser respeitados. Eles são o melhor caminho a seguir para a Grécia», alertou Steffen Seibert, citado pela Reuters.

Paira na Europa preocupação e incerteza sobre os resultados das eleições na Grécia e França, no sentido de que podem atrapalhar os planos da região para enfrentar a crise da dívida. As negociações nos mercados acionistas e de dívida refletem isso mesmo.

PUB

Relacionados

Últimas