Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresários portugueses abriram cordões à bolsa no 3º trimestre

Relacionados

Compra de carros para rent-a-car e aeronaves disparou

O investimento registado em Portugal cresceu 4,2 por cento no terceiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2006. No segundo trimestre, e também por comparação com o homólogo, a subida tinha sido de apenas 0,4%.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o investimento em Construção aumentou 1,2% em volume, em aceleração face ao registado no trimestre anterior (variação de 3,1% negativos). «De notar que este resultado significa o regresso a variações positivas deste agregado, após 5 anos de diminuições consecutivas», revela o instituto.

PUB

O investimento em Material de Transporte «destacou-se claramente como a componente mais dinâmica do Investimento, aumentando 22,2% em volume no 3º trimestre de 2007 face a igual período de 2006, o que traduz uma significativa alteração face ao trimestre anterior (variação negativa de 9,4%)».

O INE explica este resultado com um «crescimento intenso das vendas de veículos ligeiros de passageiros para rent-a-car (associado à alteração, em Julho, da tributação automóvel), mas sobretudo por um aumento expressivo do investimento em outro material de transporte (particularmente, aeronaves)».

Já no que se refere ao investimento em Máquinas e Equipamentos (excepto Material de Transporte), cresceu 7,4% em volume em termos homólogos, marginalmente abaixo do verificado no trimestre anterior (7,5%).

PUB

Relacionados

Últimas