Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crédito ao consumo e automóvel desce 4,5% na Europa

Relacionados

Crédito industrial cifra-se nos 15 milhões de euros

A Federação Europeia de Instituições de Crédito Especializado (Eurofinas) anunciou que no primeiro semestre de 2008 foram concedidos 155 mil milhões de euros na Europa para crédito ao consumo e automóvel, o que representa uma descida de 4,45 por cento face ao período homólogo.

Segundo o comunicado divulgado pela Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), em carteira estavam, em Junho deste ano, 268 mil milhões de euros para consumo pessoal e 188 mil milhões de euros para compra de automóvel.

PUB

Entre Janeiro e Junho deste ano, foram formalizados 15,9 milhões de contratos de crédito ao consumo, valor 4,14 por cento superior ao mesmo período de 2007. No crédito automóvel foram estabelecidos 3,5 milhões de contratos, menos 4,29% do que no período homólogo.

Crédito automóvel atinge 29% do total

O crédito ao consumo absorveu 51% do novo crédito concedido pelos membros da EUROFINAS no primeiro semestre de 2008. Quanto a novos contratos, o consumo pessoal representou 79%.

No que reporta ao crédito automóvel, este atingiu os 29% no total do novo crédito concedido nos primeiros seis meses deste ano. A maioria diz respeito ao financiamento de novos carros para particulares. Já no que reporta ao número de contratos, traduziu-se em 18% do total dos contratos concretizados.

O crédito industrial concedido entre Janeiro e Junho deste ano cifrou-se nos 15 milhões de euros, um aumento de 9,9% face ao período homólogo, representando 7,5% do total do crédito concedido pelos membros da EUROFINAS.

De referir ainda o crédito hipotecário (garantido por hipoteca) concedido no primeiro semestre deste ano, na ordem dos 26 milhões de euros, valor 7,9% inferior ao período homólogo. Este tipo de crédito representou 13% do total de crédito concedido e 1% do número de contratos.

PUB

Relacionados

Últimas