Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lagarde: há «progressos significativos» na Grécia e Itália

Relacionados

FMI congratula-se com nomeação de Papademos na Grécia

A directora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou este sábado que foram alcançados «progressos significativos» na situação política grega e italiana.

«O que de desejamos no seio do Fundo Monetário Internacional é uma estabilidade e clareza políticas nesses países. Penso que progressos significativos foram alcançados», salientou Lagarde em declarações aos jornalistas em Tóquio.

PUB

«Congratulo-me com a nomeação do primeiro-ministro [grego] Lucas Papademos, que conheço bem e com o qual poderemos retomar os trabalhos sobre o pagamento da sexta tranche (8 mil milhões de euros) e depois sobre as relações entre o FMI e a Grécia», disse.

No que se refere a Itália, Lagarde disse estar também satisfeita com o facto de o «Senado ter votado o plano de reforma que foi submetido ao Parlamento. O voto da câmara baixa é esperado para hoje», recordou.

«O presidente do conselho [Berlusconi] anunciou a sua intenção de deixar o lugar e suponho que uma nomeação surgirá nos próximos dias, o que será um sinal de clarificação e credibilidade das instâncias políticas, o que é um dos elementos fundamentais de estabilização da situação em geral», considerou.

O ex-comissário europeu Mário Monti é apontado como o sucessor de Sílvio Berlusconi.

«Conheço bem Mário Monti, por quem tenho muita estima e respeito, penso que é um nome de grande qualidade com o qual sempre tive um diálogo frutuoso e extremamente quente», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas