Já fez LIKE no TVI Notícias?

Natal: conheça as tradições dos países

Relacionados

Respeite a «etiqueta» do país que visita

Para quem decidiu passar o Natal a viajar, a Hotels.com elaborou um guia que deixa algumas dicas sobre tradições natalícias. «Desde fogueiras na rua, a subornos ao Pai Natal ou beber aguardente, todos são exemplos de tradições que exigem do viajante algum conhecimento prévio, para respeitar a etiqueta do país para onde viaja», refere o site.

Na Suécia parece ser bastante comum um pequeno suborno ao Pai Natal, uma tradição que implica colocar papa de aveia na varanda para proteger a casa e a família de más influências. A refeição tradicional de Natal na Suécia é peixe (na versão seca), mas os suecos também adoram molhar pão no caldo em que a carne de Natal foi cozida. Além disso, é frequente assistir-se a especiais do Pato Donald na televisão sueca.

PUB

É imperativo colocar uma tigela de papa de aveia durante a época do Natal para satisfazer o Gnomo do Natal na Noruega. Se isso não acontecer, ou se o Gnomo não ficar contente, irá destruir as colheitas desse ano e fazer os animais adoecer. O resto da papa preparada fica para a família, e aquele que encontrar a amêndoa escondida, recebe um porquinho de maçapão.

Uma viagem à Dinamarca é a melhor opção para entrar no espírito do Natal, mesmo que seja antes das festas. Durante todo o mês de Dezembro há almoços de Natal, nos quais as pessoas comem diversos tipos de arenque marinado e bebem várias qualidades de bebidas alcoólicas. Estas refeições são muito pesadas e luxuosas, com porco ou pato assado, batatas cozidas, couve-roxa e molho castanho.

Se as crianças não tiverem sido bem comportadas, deve ir até à Islândia para lhes mostrar o que pode acontecer se não melhorarem o comportamento. A História conta que Gryla (a mãe dos Pais Natal) e Leppaludi (o pai dos Pais Natal) levam as crianças mal comportadas para longe das suas famílias. Mas se as crianças se portaram bem, receberão 13 presentes, um em cada dia, de cada um dos 13 Pais Natal que existem na Islândia.

PUB

Para os apaixonados, nada melhor eu viajar até ao Reino Unido onde há a tradição do azevinho, debaixo do qual os casais se devem beijar, para garantir que continuarão a beijar-se no ano seguinte. No que respeita à comida de Natal na ilha britânica, é preciso gostar de sobremesas como a «Mincepie», uma pequena tarde doce recheada com frutos secos e especiarias. Para os britânicos, o discurso de Sua Majestade é no dia de Natal às 15h é muito importante, bem como o copo de Brandy e Whiskey que é servido ao Pai Natal.

Na Irlanda, a preparação do Natal começa no último Domingo de Novembro. Este é o dia em que o tradicional «Christmas Pudding» é preparado e deixado depois a amadurecer durante todo o mês de Dezembro. Na véspera de Natal, os irlandeses colocam velas nas janelas, não para os turistas, mas para guiar o Pai Natal no seu caminho até a um tabuleiro com comida e bebidas.

Os franceses, famosos pela sua comida, servem uma variedade de sobremesas durante a época de Natal. Em França há frequentemente 13 tipos de sobremesas na mesa ao mesmo tempo e numa grande quantidade, para que cada pessoa possa provar. Além disso, algumas famílias plantam trigo 20 dias antes do Natal e se o trigo germinar bem, a próxima colheita será boa.

Em Portugal as ruas podem estar em fogo durante o Natal, esta é a tradição em algumas aldeias, nas quais as pessoas sem encontram à volta da fogueira e cantam canções de Natal. Além disso, todas as famílias têm um Bolo-Rei, que no seu interior inclui uma fava, determinando quem comprará o bolo do ano seguinte.

O Natal da Austrália está muito ligado ao desporto. O primeiro dia depois do Natal marca o início da Corrida de Iates Sydney Hobart, e no dia de Natal decorre o campeonato de Criquete que anima muitas pessoas para organizarem os seus próprios jogos de Criquete.

PUB

Relacionados

Últimas