Já fez LIKE no TVI Notícias?

Importações crescem mais do que exportações no terceiro trimestre

Já se nos centrarmos apenas em setembro, relação foi ao contrário

As importações aumentaram mais do que as exportações no terceiro trimestre deste ano e abrandaram o ritmo face ao segundo trimestre, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística revelados esta sexta-feira.

No 3º trimestre de 2018, as exportações e as importações de bens aumentaram, respetivamente, 6,1% e 7,3% face ao mesmo período de 2017; no 2º trimestre, pela mesma ordem, registaram variações de +10,8% e +9,5%".

PUB

No conjunto dos primeiros nove meses do ano, as exportações aumentaram 6,7% e as importações cresceram 7,8%.

Já se nos centrarmos apenas em setembro, aí os bens vendidos ao estrangeiro aumentaram mais em percentagem (+1,7%) do que aqueles que foram comprados (+0,5%).

Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 3,3% e as importações cresceram 1,7%. Em agosto, a variação tinha sido +1,3% e +1,4%, respetivamente.

A paragem programada das refinarias nacionais condicionou, de forma significativa, o comportamento global quer das exportações quer das importações nos meses de agosto e setembro", justifica o INE.

Já nas contas ao défice da balança comercial de bens, este atingiu 1 203 milhões de euros em setembro de 2018, menos 49 milhões de euros que no mesmo mês do ano passado.

PUB

Últimas